comercial@vame.com.br +55 (47) 3029 3786

Granulometria:

  • ​0,15 x 0,6 mm
  • 0,6 x 3,0 mm
  • 2,0 x 10,0 mm

Composições Químicas:

  • Silício 74 – 79%
  • Cálcio 0,8 – 1,2% Alumínio 0,5 – 1,0%

Silício 70 – 75% para granulometria abaixo de 0,59 mm

Para Inoculação no Ferro Cinzento e Nodular.


Outras composições químicas e granulométricas poderão ser consultadas.

No Ferro Cinzento:

O Ferro Silício 75% Ca´Bearing age como um bom inoculante, servindo para reduzir o coquilhamento nas arestas e nas peças de seções finais O efeito da inoculação, obtido principalmente pelo teor controlado de Cálcio, resulta em uma melhor forma de grafite, gerando aumento das propriedades físicas e mecânicas, assim como uma melhor usinabilidade. As quantidades típicas de adição ao ferro cinzento são de 1 – Kg de liga por tonelada de metal.

No Ferro Nodular:

O Ferro Silício 75% Ca´Bearing vem sendo o inoculante preferido pela indústria de ferro nodular há vários anos. Ao contrario do que acontece no ferro fundido cinzento, na maioria dos casos os inoculantes patenteados e caros não produzem um melhor efeito de inoculação. Normalmente as quantidades de adição são muito mais altas no ferro nodular do que no ferro cinzento, variando de 3 – 10 Kg por tonelada de metal.

Pós-Inoculação:

Tamanho 0,15 x 0,60 mm, é fabricado especialmente para ser utilizado na inoculação no canal de corrida, ou nos aparelhos mecanizados de injeção mecânica ou por sopro.

Atualmente, a preocupação relativa à contaminação por elementos indesejáveis tem aumentado. O nosso Ferro Silício 75% contendo Cálcio, é produzido em fornos de arco submerso, onde o carvão vegetal e o minério de ferro, são utilizados respectivamente como agente redutor e como fonte dos elementos do Ferro. Portanto, os níveis residuais de elementos indesejáveis são muitos baixos. Por exemplo, o nível típico do Cromo é de 0,05%, com nível típico de Manganês de 0,025%.

As ligas preparadas com a utilização de sucata de aço poderão conter níveis mais altos destes elementos.